Funaré no Beco - Edição especial de 2 anos.
Na Travessa Araripe, mais conhecido como Beco do Padre Lauro, em Crato, é local de ocupação de empreendedores criativos na cidade durante o Funaré do Beco, ação promovida de forma coletiva pela cafeteria Casa do Becco, à Feira Cariri Criativo e o Projeto Ciclos, na integração de atividades baseadas na economia criativa nas áreas da gastronomia, artes visuais, artes plásticas, design, artesanato e música, além de ações e incentivos voltadas para o cicloativismo.
O foco da ação é o estimulo a ocupação do espaço público com exposição de produtos regionais baseados na economia criativa, sendo espaço reconhecido na região do cariri ao qual os visitantes podem livremente expor, vender, doar ou trocar seus produtos entre si. Como fala Nayanda Melky, estudante da UFCA que participa do Cariri Criativo “É um espaço bacana, cheio de criatividade e que ajuda as pessoas à divulgar seus produtos”.
Cada uma das 9 edições anteriores trouxe uma temática central, a 10° edição marca os 2 anos da Casa do Becco.
“Propomos um outro uso para a rua. Um local de encontros, trocas e afetividade. Convidamos aos participantes estabelecerem modelos inovadores, coletivos e solidários de atendimento das suas buscas materiais e simbólicas específicas. É nesse território onde seus cidadãos refletem sobre as novas relações com a cidade em que vivem. Nessa concepção do território são fortalecidos elementos como qualidade de vida, relação com o meio ambiente, com o patrimônio cultural e novas formas de relacionamento interpessoal”.
O Funaré no Beco recebe apoio, das Secretaria do Meio Ambiente e Controle Urbano, além do Demutran que isola o local, tanto para conter o trafego de veículos no beco para as pessoas transitarem no local, como para incentivar a população a ir de bicicleta ou a pé.