Insa: Pensando o Semiárido Pela Ciência.
O Instituto Nacional do Semiárido (Insa), divulgou o “Relatório Popularizado 2015: Consolidando o pensar e o fazer Ciência no Semiárido Brasileiro” que está disponível para download no link: http://www.insa.gov.br/webdir/Assessoria/relatoriopop2015.pdf .
A pesquisa, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é a quarta lançada e resultado de iniciativas que promovem o conhecimento nas áreas de sistemas de produção, recursos hídricos, biodiversidade e desertificação, de forma que elucida os problemas naturais de clima e solo na busca por soluções práticas para a população local, no objetivo de ampliar os diálogos com a sociedade de realmente pensar o semiárido através de análises científicas e práticas já realizadas na Caatinga.
A região da Caatinga abrange regiões do nordeste brasileiro e norte do estado de Minas Gerais, entre as práticas abordadas no relatório está a coleta de 450 espécies de plantas do bioma pelo Núcleo de Bioprospecção e Conservação da Caatinga (NBioCaat), assim como a pesquisa de utilização de óleos a partir da Umburana de Cambão (Commiphora leptophloeos) para meio natural do combate à larva do mosquito Aedes aegypti.
Entre os demais projetos, é possível citar o Projeto Umbu, de socialização do conhecimento e o Projeto Frutíferas Nativas: sobre ameixa do mato e quixaba. No Projeto de Revitalização da Palma Forrageira teve a distribuição de 2.088.000 raquetes-sementes para 1.477 famílias de agricultores dos palmais.
Destaca-se na Estação Experimental do Insa, sistemas de captação e armazenamento de água da chuva, possibilitando uma gestão dos recursos hídricos na pesquisa com água de esgoto tratada na produção de espécies florestais da caatinga com potencial madeireiro, bem como na recuperação de áreas degradadas.